Cotidiano

Batalha de Aleppo entra na fase final

SYRIA-CONFLICTLONDRES ? Os rebeldes se retiraram nesta segunda-feira de outros seis bairros importantes de Aleppo diante do avanço do Exército e atualmente ocupam apenas um pequeno setor da segunda cidade da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Mais cedo, o governo informou que as forças governamentais sírias já controlavam 98% da cidade, que se tornou um dos pontos mais emblemáticos da guerra. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), os militares assumiram nesta segunda-feira o controle de uma área importante do sudeste. Links Síria

– Há um colapso total dos rebeldes. A batalha de Aleppo se aproxima de seu fim – afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, ressaltando que os combatentes se retiraram do bairro de Bustan al-Qasr, um dos mais fortificados.

O distrito Sheikh Said também foi retomado pelas forças leais ao presidente Bashar al-Assad após combates intensos iniciados no domingo, de acordo com o OSDH.

? O Exército controla atualmente a totalidade de Sheikh Said ? acrescentou Rahman.

A rápida retirada representa “um grande colapso no moral dos rebeldes”, disse uma fonte governamental.

A Aleppo foi um dos principais redutos da rebelião síria. A segunda maior cidade do país e ex-capital econômica síria estava dividida desde 2012 entre o leste controlado pelos rebeldes e o oeste, dominado pelo governo de Assad.

Em menos de um mês, uma ofensiva do Exército, apoiado por combatentes procedentes do Irã e do Hezbollah libanês, assim como por intensos bombardeios sírios e russos, expulsou os rebeldes de boa parte do território que controlavam na cidade.

Os bombardeios atingiram bairros rebeldes durante toda a noite e prosseguiram até a manhã desta segunda-feira, de acordo com o OSDH.

Pelo menos 413 civis morreram em Aleppo Oriental desde o início da ofensiva em 15 de novembro, enquanto outros 139 morreram em consequência dos lançamentos de foguetes rebeldes contra bairros do oeste, segundo um balanço do Observatório.

Iniciado em 2011, o conflito na Síria deixou 300 mil mortos e provocou o deslocamento de mais da metade da população.

Rebeldes sírios pedem cessar-fogo