Cotidiano

'Bastille day', com Idris Elba, é retirado de cinemas na França

Links NiceRIO ? A produtora francesa Studiocanal resolveu tirar de cartaz o filme “Bastille day” (“Dia da Bastilha”, em tradução livre; o longa não tem previsão de lançamento no Brasil) depois do atentado de 14 de julho em Nice, na Riviera Francesa, que deixou 84 mortos. O filme havia estreado na França um dia antes do feriado nacional que celebra a Revolução Francesa.

No longa de ação estrelado por Idris Elba (“Beasts of no nation”) e Richard Madden (o Robb Stark, de “Game of Thrones”), um pequeno bandido e um ex-agente da CIA unem forças para investigar um ataque terrorista em Paris, na verdade tramado pela própria polícia. Embora o enredo não fale sobre extremismo islâmico, a distribuidora achou que seria de bom tom parar de exibir o filme no país.

Na sexta-feira, a Studiocanal havia decidido recolher todos os pôsteres do filme e interromper sua campanha publicitária, deixando a cargo dos cinemas a decisão sobre continuar ou não a exibição do longa. Mas no sábado de manhã a empresa voltou atrás e pediu que “Bastille day” saísse de cartaz.

O filme estava sendo exibido em 244 cinemas em toda a França, e sua estreia já havia sido adiada anteriormente por causa do atentado na casa de shows parisiense Bataclan, em novembro do ano passado. “Bastille day” foi a terceira bilheteria de estreia mais alta, atrás de “A era do gelo 3: O big bang” e “Débarquement immédiat!”, uma comédia francesa. Trailer de ‘Bastille day’