Esportes

Basquete dos EUA vence Espanha e disputará o ouro no Rio

RIO ? Favorito ao ouro, o time de basquete masculino teve mais um jogo difícil no Rio, mas conseguiu vencer sem muitos sustos a Espanha por 82 a 76, nesta sexta-feira, na Arena Carioca 1. Os destaques americanos foram Klay Thompson, com 22 pontos, e DeAndre Jordan, com 16 rebotes. Foi a quarta vez vitória seguida dos americanos sobre o mesmo adversário no mata-mata olímpico. Em 2004, a vitória foi nas quartas e, em Pequim-2008 e Londres-2012, na final. A decisão será no domingo, às 15h45m, contra o vencedor de Austrália e Sérvia, que se enfrentam às 19h desta sexta-feira. A Espanha disputa o terceiro lugar às 11h30m.

Se havia dúvida sobre a presença de Pau Gasol, ela foram rapidamente encerradas com a participação do pivô em todo o primeiro quarto. Com 12 dos 17 pontos da Espanha, ele garantiu um início de partida competitiva – mais do que isso, passou a ser o maior cestinha da história da seleção, superando a marca de 3.330, de Juan Antonio San Epifanio. Mas da linha de três pontos, seu time não acertava a mão. Foi justamente ele quem marcou a única das sete tentativas.

Do outro lado, os Estados Unidos mostravam a força de seu elenco. Com sete rebotes, o pivô DeAndre Jordan teve um a mais do que todo o time espanhol no primeiro quarto. os americanos pegaram 16 no total e marcaram 11 pontos em segundas oportunidades, contra apenas dois do adversário.

Os 26 a 17 até pareciam pouco, e de fato eram. Com sua terceira falta logo no início do segundo quarto, Kevin Durant teve que sentar no banco. O time espanhol passou a equilibrar o número nos rebotes. A arbitragem polêmica, no entanto, deu três faltas técnicas para a Espanha e deixou Nikola Mirotic pendurado com quatro ainda no primeiro tempo. Ainda assim, o jogo foi para o vestiário equilibrado: 45 a 39.

No terceiro quarto, a Espanha continuou dependendo muito de Pau Gasol, que fez nove pontos no período. Já o pivô americanoDeMarcus Cousins mostrou mais uma vez a dificuldade que tem para se adaptar as regras da Fiba. A 31 segundos do fim do quarto, ele fez sua quinta falta e foi excluído. Os times foram para o último período com os EUA na frente em 66 a 57.

Com o pivô DeAndre Jordan de volta à quadra, os americanos começaram bem o último quarto e abriram a maior vantagem do jogo: 15 pontos. Com Mirotic de volta ao jogo, a Espanha diminuiu a vantagem para seis pontos no fim, mas não foi o suficiente para fazer história no Rio. Os astros americanos do basquete lutarão por seu terceiro ouro seguido.