Cotidiano

Basílica em Goiás terá 'maior sino cristão do mundo'

2008121073900.jpg

RIO – O maior sino do mundo, que pesará 50 toneladas, está sendo fabricado na Polônia, por encomenda da Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade, em Goiás, informou o proprietário da fundição.

Links igreja

– Vai ser o maior sino de tipo cristão em uso no mundo, com uma altura de 4 metros e um diâmetro de 4,5 metros – disse o empresário Piotr Olszewski, em Przemysl, leste do país. – Há sinos maiores na Ásia, mas são sinos budistas suspensos perto do chão, e o famoso sino do Czar, em Moscou, que pesa 200 toneladas e não funciona atualmente.

Para poder realizar a descomunal tarefa, a empresa precisou alugar outra oficina em Cracóvia, segundo informações da agência de notícias AFP. O sino será transportado de navio para o Brasil no ano que vem.

– É um verdadeiro desafio devido à forte pressão que gera na base do sino. É por isso que recorremos aos especialistas da Escola Politécnica de Silésia para sua construção – indicou Olszewski.

O processo de fundição vai requerer 60 toneladas de latão.

– O sino vai ter um som grave, já que, quanto maior a estrutura, mais o som tende aos baixos – explicou ainda Olszewski, cuja oficina foi fundada em 1808 e fabrica todos os anos uma centena de sinos.