Cotidiano

Base do governo impede convocação de envolvidos no caso Geddel

BRAZIL-POLITICS_BRASÍLIA – A base governista ?tratorou? nesta quarta-feira requerimentos da oposição que tinham objetivo de convocar os envolvidos no caso que culminou na demissão de Marcelo Calero do Ministério da Cultura e de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo. Cinco requerimentos com esse teor, que envolviam a convocação do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, da advogada-geral da União, Grace Mendonça, entre outros, foram rejeitados na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

ConteudoGeddel 30-11O primeiro deles, do deputado Jorge Solla (PT-BA), pedia a convocação da advogada-geral da União para ?prestar esclarecimentos sobre denúncia de cometimento de crime de tráfico de influência, advocacia administrativa e abuso de poder?.

O segundo, de Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), solicitava a convocação do subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, para que prestasse esclarecimentos sobre ?pressões ilegais exercidas e uso da Administração Pública para atendimento a interesses privados?.

O terceiro deles, também de autoria de Adelmo Carneiro Leão, pedia a convocação de Eliseu Padilha para falar sobre as supostas pressões ilegais exercidas e ?uso da Administração Pública para atendimento a interesses privados?.

Já o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) pediu a realização de audiência pública com representantes do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público Federal (MPF) para ?debaterem sobre fiscalização de obras em áreas protegidas e tombadas pelo patrimônio histórico nacional?.

Pimenta apresentou ainda outro requerimento, em que solicitava ao Ministério da Cultura informações e cópia de toda a documentação referente ao processo de autorização do empreendimento La Vue, em Salvador.

Na semana passada, a Polícia Federal pediu abertura de inquérito para apurar supostos crimes cometidos por Geddel Vieira Lima em favor da liberação das obras do prédio La Vue. Em depoimento à polícia, Marcelo Calero acusou Geddel de fazer pressão indevida para que ele forçasse o Iphan a conceder licença ao empreendimento, mesmo contra parecer técnico da área.

No depoimento, Calero também acusou o presidente Michel Temer de reforçar a pressão de Geddel contra ele. Segundo o ex-ministro, numa reunião no Palácio do Planalto, Temer mandou que ele ?construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado à AGU, porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução?. Pouco depois, Calero pediu demissão e denunciou os supostos crimes. A saída de Geddel do governo veio dias depois, na esteira da crise desencadeada pelas acusações.

Além do caso envolvendo Geddel, a oposição também foi derrotada em requerimentos que atingiriam outras áreas do governo. Foram rejeitados pedidos para que a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos, prestasse esclarecimentos sobre a ?devolução antecipada de recursos emprestados ao BNDES na ordem de R$ 100 bilhões?, e outro que pedia a convocação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para falar sobre o mesmo tema.