Cotidiano

Base da GMC na Praça Wilson Joffre será uma "delegacia eletrônica"

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes de Oliveira, detalhou como serão os trabalhos da “Guarda Cidadã” no local

Base da GMC na Praça Wilson Joffre será uma "delegacia eletrônica"

 

 

Cascavel – A base da GMC (Guarda Municipal de Cascavel) construída na Praça Wilson Joffre, no centro da cidade, terá como missão ser uma “delegacia eletrônica”, aonde as pessoas poderão realizar boletins de ocorrência para crimes de menor gravidade ou extravio de documentos.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes de Oliveira, detalhou como serão os trabalhos da “Guarda Cidadã” no local. Em alguns boletins de ocorrência, a Polícia Civil orienta que é possível fazer de casa, como casos de furto, estelionato, violência doméstica, violência contra animais ou extravio de documentos.

“Em todos esses boletins de ocorrência o cidadão tem autonomia para fazer na delegacia eletrônica, o que demanda um computador e uma impressora”, explica o secretário. Como muitas pessoas não têm esses equipamentos em casa, a Guarda Municipal irá auxiliá-las a registrarem o boletim de ocorrência online. Na base da GMC será possível fazer o registro e imprimir o documento sem custos.

A expectativa é de que em duas ou três semanas os trabalhos tenham início. Será um projeto-piloto que depois será estendido para outras regiões da cidade. Inicialmente, o atendimento será das 8h às 18h. Clovis Petrocelli, presidente do Conselho Municipal de Segurança, o Conseg, destacou a iniciativa. “Isso aproxima a comunidade com o setor de segurança. É isso o que nós precisamos em Cascavel”, enfatizou.

 

 

Foto: Secom

 

Agentes de endemias farão as vistorias neste fim de semana

 

Cascavel – Com o aumento repentino do número de casos de dengue em Cascavel, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde farão neste sábado e domingo, vistorias em imóveis dos bairros Coqueiral e Aclimação. Essa ação faz parte da chamada “recuperação de imóveis”, já que em tentativas anteriores de vistorias eles estavam fechados. Os dois bairros apresentam uma grande quantidade de infestação do mosquito Aedes agypti, transmissor da dengue.

Conforme boletim divulgado esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde, os casos dobraram em apenas uma semana, passando de 71 para 147 casos, ou seja, um acréscimo de 76 casos confirmados. O Bairro Coqueiral é o que tem a maior incidência de casos, com 49. Os trabalhos ocorrem a partir das 14h de sábado e 8h30 de domingo.

De acordo com Clair Wagner, gerente Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, algumas pessoas receberam o comunicado de visitas, porém não agendaram e, por isso, os agentes farão o trabalho neste fim de semana, fazendo a tentativa de inspeção nesses imóveis. Neste sábado, dia 12 de março, ocorrerá um novo Dia D de prevenção à dengue, uma ação conjunta para a conscientização da população contra a proliferação da doença em diversas cidades do município.

Na próxima semana, de segunda a quarta-feira, dia 14, 15 e 16 de março os agentes de endemias irão realizar o segundo Liraa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral) do ano. Serão vistoriados 4.733 imóveis neste período para fazer o levantamento de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya. O primeiro Liraa do ano apontou um índice de infestação de 1,5%, acima do 1% preconizado pela a Organização Mundial da Saúde, mas em algumas localidades chegou a 3,7%.