Cotidiano

?Base aliada venceu fantasticamente as eleições?, diz Temer

SÃO PAULO – O presidente da República, Michel Temer (PMDB), sugeriu que os resultados das eleições municipais, com vitória de candidatos do PSDB e PMDB no primeiro turno, sejam reflexo de uma aprovação do impeachment de Dilma Rousseff (PT) pelos brasileiros. Em entrevista à rádio Jovem Pan na manhã desta quinta-feira, Temer foi indagado se achava que o PSDB, apesar de aliado, ficaria no ?calcanhar do governo? para tentar se diferenciar com foco nas eleições de 2018.

– Essa votação de domingo revelou que a base aliada venceu fantasticamente as eleições. O que significa, convenhamos, por via indireta, uma aprovação a tudo o que foi feito até agora sob um foco eminentemente legal e constitucional. – declarou o presidente.

Os tucanos venceram as eleições municipais em 12 cidades no primeiro turno, como em São Paulo, com João Doria, e em outra capital estadual, Teresina, com Firmino Filho. Ainda disputam outras 19 prefeituras no segundo turno. Já o PMDB terminou o primeiro turno com sete prefeitos eleitos, sendo uma capital (Boa Vista, com Teresa Surita). No segundo turno, pode vencer em outras 15.

DECISÃO STF

Temer evitou comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que os réus deverão ser presos depois de condenados por um tribunal de segunda instância, sem o direito de recorrer em liberdade até que sejam julgados todos os recursos possíveis. Em fevereiro, o tribunal tinha tomado essa decisão, mas com validade apenas para um preso específico. Agora, a regra terá de ser aplicada por juízes de todo o país, porque a nova decisão tem validade nacional.

– Respeito institucionalmente a decisão de quem dá a última palavra judicial no nosso país – disse Temer.