Agronegócio

Barracão da Agroindústria do Show Rural incentiva a produção regional de alimentos

O projeto que garante melhor condição de vida e de economia para os produtores de pequenas áreas rurais do Paraná ocupa um espaço de 525 metros quadrados com 28 expositores de 19 municípios do Estado para comercializar produtos como queijo, mel, salame, bolachas, cucas, entre outros

Barracão da agroindústria de 525m2 é inaugurado no Show Rural - Cascavel, 08/02/2022
Barracão da agroindústria de 525m2 é inaugurado no Show Rural - Cascavel, 08/02/2022

A cerimônia de inauguração do Barracão da Agroindústria no Show Rural Coopavel, nesta terça-feira (8), foi marcada por um clima de muito otimismo e novos investimentos. O projeto que garante melhor condição de vida e de economia para os produtores de pequenas áreas rurais do Paraná ocupa um espaço de 525 metros quadrados com 28 expositores de 19 municípios do Estado para comercializar produtos como queijo, mel, salame, bolachas, cucas, entre outros.

O barracão foi idealizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), a Fetaep e a Coopavel.

Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, este barracão é um exemplo de que agregar valor ao produto, através do processamento, é uma excelente opção para o pequeno produtor. “Vejo dois caminhos na evolução da agricultura: o caminho da tecnologia e de agregar valor ao produto. Este espaço é um exemplo de solução para a agricultura e para o pequeno produtor”, afirmou.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, este espaço com um grupo de agroindústria mostrando suas qualidades é mais uma forma de incentivar o crescimento do pequeno produtor. “O Paraná tem uma agricultura com um processo intenso de agregação de valor e possui produtos de qualidades sendo feitos por pequenos agricultores, que vêm sendo incentivados, pouco a pouco, por alguns programas do Governo. Quando o Show Rural abre as portas para um barracão desta magnitude sinaliza mais uma forma de estímulo e dá forças para que o produtor busque uma forma de renda diferenciada”, afirmou.

Os parceiros já se comprometeram em estudar a ampliação da área ou buscar a construção de um novo espaço para as próximas edições do Show Rural. O desafio foi lançado pelo diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, e aceito pelo diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

“É uma conquista histórica. Um pavilhão do tamanho do trabalho da agroindústria do Paraná. Conseguimos entregar a obra graças a uma grande parceria que entrega aos produtores, um ambiente de qualidade, mas que já está pequeno. Importante pensar no que vamos fazer para os próximos anos”, disse Natalino.

“Eu aceito o desafio e convido os parceiros a construir um novo barracão. E digo mais, sem economizar em nada, para entregar uma obra à altura da entrega que essas pessoas aqui fazem com o seu trabalho”, afirmou Grolli.

EMOÇÃO – O produtor Marcio Gomes de Oliveira emocionou a todos durante o seu discurso. Deficiente visual, ele é um dos apoiados pelo trabalho do IDR-Paraná e da Coopavel. A deficiência visual não o impediu de trabalhar e, com o apoio da cooperativa, montar a Padoca do Márcio, especializada em bolachas. “Sou muito grato às pessoas que cruzaram o meu caminho. A Coopavel e o programa contribuíram demais para que eu possa estar aqui e sustentar a minha família”, relatou.

“O Márcio é um exemplo, e nós precisamos auxiliar estas pessoas que comercializam seus produtos para investir na sua propriedade, no estudo dos filhos e na manutenção de suas famílias nas propriedades. Hoje, cerca de 74% da agricultura brasileira é feita por pequenos produtores e isso precisa ser valorizado”, declarou Grolli.

 

A coordenadora estadual do Programa Agroindústria, Karolline da Silva, destacou todo o trabalho que é feito para garantir um produto de qualidade aos consumidores. “Aqui tem produtos de qualidade, com certificado de higiene e procedência. Os produtores têm trabalhado para atender todos os protocolos e assegurar que tudo que sai da agroindústria pode ser consumido sem preocupação”, concluiu.

AEN