Cotidiano

Barco vira e 19 pessoas são resgatadas no Canal da Mancha

CALAIS – Dezenove migrantes que tentavam chegar a Grã-Bretanha, saindo da França, foram resgatados na manhã de domingo em um barco inflável no Canal da Mancha, anunciou a guarda costeira britânica.

A guarda recebeu um pedido de socorro no sábado, pouco antes da meia-noite o barco, com 19 pessoas a bordo, foi localizado domingo às 2h da manhã, hora local (23h de Brasília).
As autoridades britânicas utilizaram um helicóptero da cidade de Lydd e embarcações de salvamento das cidades costeiras de Dungeness e Folkestone.

A companhia de salvamento marítimo nacional (SNSM, na sigla em frânces) de Calais, norte da França, ajudou na operação, disse seu presidente, Bernard Barron.

Entre 4 e 5 mil imigrantes ilegais estão à espera em Calais e outras localidades no norte da França da oportunidade de chegar à Inglaterra, mas as tentativas são raras, já que a travessia é arriscada.

“Os náufragos, que provaram ser os migrantes, chamaram suas famílias, que por sua vez alertaram as autoridades e equipes de resgate de ambos os lados do Canal”, disse Barron à agência de notícias AFP.

“Isso confirma nossos temores. Os traficantes de pessoas estão dispostos a tomar iniciativas extremas (…) Esta viagem é muito perigosa”, disse Barron, que disse que o mar estava muito revolto na noite de sábado.

No início de fevereiro, quatro imigrantes iranianos foram resgatados milagrosamente no canal graças a outro migrante que conseguiu chegar à praia de Sangatte, no norte da França, e alertou equipes de resgate.