Cotidiano

Barco com emissão zero dará volta ao mundo de seis anos

bateau-hp-00.jpg

PARIS ? O primeiro barco autosuficiente em energia limpa está prestes a começar uma viagem ao redor do mundo, na primavera do Hemisfério Norte (entre março e junho). links energia limpa

O Energy Observer, um antigo barco de corrida, foi convertido em um barco verde equipado com painéis solares, motores de energia eólica e combustíveis à base de hidrogênio, zerando as emissões de poluentes.

A embarcação, com valor de 5 milhões de euros (R$ 16,8 milhões), está atualmente atracada em um porto em Saint Malo, na França, e fará a sua primeira parada em Paris. A viagem, que durará seis anos, passará por 50 países e fará 101 paradas.

O ambientalista francês Nicolas Hulot, que apresentou o seu projeto na sede da Unesco nesta quarta-feira, afirmou que este “barco vai demonstrar que há muitas soluções para a transição energética. Todas as soluções estão na natureza”.

O barco permitirá, além de levar aos diversos cantos do mundo a possiblidade da redução do uso de energias fósseis, testar tecnologias de alta sofisticação em condições extremas. O projeto envolve mais de 50 pessoas.

Após passar pela Europa, o barco deve chegar às Américas em 2020, seguindo para a Ásia em 2021 e para a Ásia, África e Oriente Médio em 2022. A embarcação passará por centros de decisão política e econômica, salões profissionais de tecnologia para navegação e reservas naturais sob risco.