Esportes

Barcelona tem orçamento 1.400% maior que rival na final da Copa do Rei

64790596_Football Soccer - Alaves v Celta Vigo - Spanish King%27s Cup Semi-final second leg - Mend.jpg

Não é exagero dizer que a final da Copa do Rei da Espanha de 2017 será uma adaptação moderna da disputa de David contra Golias. De um lado estará o gigante Barcelona, clube multicampeão que ostenta craques como Messi, Suárez e Neymar em sua escalação. De outro, o Deportivo Alavés, clube basco que chega à sua primeira decisão de Copa com um elenco muito mais humilde.

Futebol europeu – 09.02

Fundado em 1924 na província de Álava, localizada no País Basco, o Alavés nunca conquistou um título de primeira divisão na Espanha. A maior glória do clube quase centenário foi um vice-campeonato na Copa da Uefa, equivalente à atual Liga Europa, em 2001. Após superar o Celta de Vigo por 1 a 0 na semifinal da Copa do Rei, na quarta-feira, garantiu vaga em uma final inédita contra o Barça.

Além da diferença na sala de troféus para o Barcelona, dono de títulos do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, o abismo entre as duas equipes também é econômico. O clube catalão apresentou nesta temporada, de acordo com o jornal “Marca”, um orçamento de 695 milhões de euros, cerca de R$ 2,32 bilhões. A cifra corresponde a 1.400% do orçamento do Alavés, de 49,3 milhões de euros (pouco mais de R$ 165 milhões).

– Esta final é um presente para o time, ainda mais levando em conta que neste ano voltamos à primeira divisão após muitas temporadas nas divisões inferiores. Estaremos focados durante o restante da temporada para que o time esteja em forma quando esta partida chegar – afirmou o técnico do Alavés, Mauricio Pellegrino.

ADVERSÁRIO CONSOLADO

Após ser rebaixado em 2013, o Alavés voltou à divisão principal nesta temporada, com a pretensão de simplesmente evitar o rebaixamento. O valor de mercado do elenco beira os 62 milhões de euros, cerca de 10 vezes mais barato que o esquadrão de estrelas do Barcelona, segundo o site “Transfermarkt”.

As expectativas modestas estão, dia após dia, sendo superadas. Além de medir forças contra o Barcelona na final da Copa do Rei, marcada para 27 de maio em estádio ainda a ser definido, o Alavés aparece na 12ª colocação do Campeonato Espanhol, com 27 pontos, 14 acima da zona de rebaixamento.

O sucesso em campo não faz o modesto time de Álava perder a humildade. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Celta de Vigo, na quarta-feira, o atacante brasileiro Deyverson, titular recorrente no time de Pellegrino, fez questão de consolar os torcedores do Celta presentes no estádio (assista no vídeo abaixo).

Deyverson consola torcedores do Celta