Esportes

Barcelona negocia acordo com Fisco espanhol em processo de fraude de Neymar

2016_885210601-201602021600140957_AFP.jpg_20160202.jpgO Barcelona e a Receita espanhola negociam um acordo relativo à investigação fiscal de Neymar, anunciou a Rádio Barcelona. O clube arcaria com os 14 milhões de euros (quase R$ 56 milhões) que o fisco da Espanha estima terem sido fraudados na transferência do jogador para a Europa. Em contrapartida, a equipe pediria a diminuição do valor da multa e o foco das sanções na pessoa jurídica do clube. Neymar, seleção e Receita Federal

Nessa negociação, ficariam livres de pedidos de prisão Josep Maria Bartomeu, atual presidente do Barcelona, e Sandro Rosell, dirigente à época da contratação que renunciou ao cargo após a abertura das investigações de fraude. Segundo a Radio Barcelona, os cofres blaugranas já separam a quantia para o pagamento do acordo.

Um desafio para a formulação do pacto é a morosidade do processo. O juiz Vilá Mayo, que deveria ter solicitado os documentos ao Ministério Público espanhol em abril, ainda não o fez.

Quando negociavam a renovação do contrato de Neymar, cujo vínculo com o plantel catalão foi estendido até 2021, o pai do craque havia pedido garantias jurídicas e tributárias para que o filho seguisse na Catalunha. Segundo o “Mundo Deportivo”, a demanda dizia respeito a um respaldo do Barça caso Neymar seja sancionado pela Justiça espanhola por fraude e obrigado a pagar uma multa.