Esportes

Barcelona anuncia novo patrocínio de empresa japonesa

SOCCER-SPAIN_BARCELONA-RAKUTEN-G4C30HUB0.1.jpg

O Barcelona anunciou nesta quarta-feira o seu novo patrocinador pelos próximos quatro anos. A empresa japonesa Rakuten pagará ? 55 milhões (R$ 200,4 milhões) por ano para ter o seu nome estampado em um dos clubes mais famosos do planeta.

A Rakuten substituirá a Qatar Airways, que vinha sendo a patrocinadora do clube. Conhecida como a ?Amazon japonesa?, a empresa tem uma enorme presença no comércio eletrônico, mas também possui investimentos em outras áreas como viagens, telecomunicação e crédito bancário.

Além dos ? 55 milhões. a Rakuten também pagará um adicional de ? 1,5 milhão (R$ 5,4 milhões) para cada vez que o clube conquistar a Liga espanhola e ? 5 milhões (R$ 18,2 milhões) para cada título da Liga dos Campeões da Europa no período.

O acordo prevê ainda a extensão do contrato por mais uma temporada. O novo contrato começa na temporada 2017-18.

Segundo o presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, o novo acordo coloca o clube ?na linha de frente dos patrocínios para clubes? e vão ajudar o Barça ?a atingir o objetivo de ser um ponto de referência mundial?.

O Barcelona tem há dez anos uma marca de patrocínio em sua camisa. Em 2006, o clube estampou o logo da Unicef, mas doava ? 1,5 milhão para a entidade. Só em 2010, que o clube passou a receber dinheiro por uma marca na camisa, quando assinou por cinco anos com a Qatar Foundation. Pelo acordo, o clube passaria a receber ? 30 milhões (R$ 109,4 milhões).

O acordo com a Rakuten representa um dos maiores contratos de patrocínio do futebol. É o mesmo valor que o Manchester United recebe com o seu contrato com a Chevrolet.