Cotidiano

Barack Obama chega a Israel para participar do funeral de Shimon Peres

JERUSALEM ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e outros líderes mundiais chegou a Israel para o funeral de ex-presidente Shimon Peres. O presidente Palestino Mahmoud Abbas é esperado no enterro, que será realizado no setor “Grandes Líderes da Nação” do cemitério Mount Herzl, em Jerusalém.

A rara visita de Abbas a cidade parece render mais do que um aperto de mãõs como o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e Obama.

As autoridades americanas têm mantido aberta a possibilidade de Obama fazer outro esforço formal dar início a volta das negociações de paz, possivelmente atrás de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, antes de deixar o cargo em dezembro.

Dezenas de líderes mundiais são esperados para assistir ao funeral do ex-presidente na sexta-feira. Além do líder Obama, estarão presentes o presidente da França, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, o príncipe Charles, do Reino Unido, e outras autoridades e chefes de Estado.

Shimon Peres morreu na madrugada de quarta-feira aos 93 anos em um hospital da região de Tel Aviv, onde estava internado desde o início do mês depois de sofrer um acidente vascular cerebral.

Com ele desaparece o último integrante da geração dos pais fundadores do Estado de Israel e um dos principais artífices dos acordos de Oslo, que estabeleceram as bases para a autonomia palestina nos anos 90 e lhe valeram o Nobel da Paz.

A morte de Peres coincide com um período sombrio no processo de paz entre israelenses e palestinos, pelo qual tanto lutou: não há perspectiva de solução à vista e a ideia de que os Acordos de Oslo estão sepultados ganha força.