Cotidiano

Banimento de Trump a muçulmanos impedirá o diretor Asghar Farhadi de ir ao Oscar

RIO ? O decreto assinado por Donald Trump proibindo a concessão de visto a turistas e imigrantes muçulmanos por, pelo menos, 90 dias, vai ter efeitos até na cerimônia do Oscar. Asghar Farhadi, cineasta iraniano vencedor da estatueta de melhor filme estrangeiro por “A separação” (2011), não poderá participar da premiação.

Este ano, Farhadi concorre novamente ao prêmio de melhor filme estrangeiro por “O apartamento”. Na semana passada, a atriz Taraneh Alidoosti, que estrela o longa, anunciou boicote à cerimônia em protesto contra as políticas do recém-empossado presidente dos Estados Unidos.

Além do Irã, pessoas provenientes de países como Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen não terão acesso a vistos. “O apartamento” acompanha a saga de um professor (Shahab Hosseini) que busca vingança contra o homem que atacou sua mulher (Taraneh Alidoosti) em seu apartamento.

“O banimento iraniano de Trump é racista. Estando meu filme dentro ou fora da premiação, não vou comparecer ao Oscar 2017”, disse Taraneh. Esta foi a primeira vez que ela recebeu um convite para o evento.

Já o diretor fez história por garantir o primeiro Oscar a um filme iraniano.