Cotidiano

Bangladesh considera retirar islamismo como religião oficial, segundo membro do governo

DACA ? Membros do governo de Bangladesh estão considerando retirar o islamismo como religião oficial do país depois de um político de alto escalão afirmar que a população adotou ?uma forma de secularismo?. Abdur Razzak, um dos principais líderes do partido do governo, propôs a retirada da religião da constituição do país durante debate no National Press Club (clube profissional de jornalistas, em tradução livre).

?Bangladesh é um país de harmonia. Aqui nós vivemos com pessoas de todas as religiões e o islamismo não deveria ser considerado a religião de estado na constituição. Eu já disse isso no exterior e agora estou dizendo de novo que e o islamismo será retirado na constituição de Bangladesh quando a hora chegar. A força do secularismo está dentro do povo de Bangladesh. Não existe algo como uma minoria no nosso país?, disse Razzak em seu discurso.

Razzak acrescentou ainda acreditar que o islamismo foi mantido como religião nacional por ?razões estratégicas?, mas se recusou a aprofundar o assunto durante a discussão.

O islamismo é a maior religião do país, com uma população praticante de cerca de 150 milhões, tornando-se a quarta maior população islâmica no mundo depois da Índia, Paquistão e Indonésia.

De acordo com uma pesquisa nacional de 2003, religião era a principal forma como os cidadãos de Bangladesh se identificavam e o ateísmo foi considerado raro. Durante discurso recente, o primeiro ministro do país, Sheikh Hasina, ressaltou a importância de ?cuidar? daqueles que seguem religiões minoritárias.