Policial

Bandidos usam burocracia para aplicar golpes na região

Medianeira – Enquanto muitos empresários preferem não enfrentar a burocracia das licitações para prestar serviços ou vender para o poder público, uma quadrilha apostou no Portal da Transparência de Medianeira para aplicar golpes em empresas, usando o nome do prefeito Ricardo Endrigo para “angariar recursos para inaugurar obras”. O caso só foi descoberto depois que uma empresa retornou a ligação ao prefeito. A prática mostra a ausência de limites para a criminalidade.

O prefeito conta que um empresário de Toledo estranhou a ligação pedindo doação “de qualquer valor” para a conclusão de uma obra que seria inaugurada e que ainda não estava totalmente mobiliada. Em vez de retornar para o número de celular deixado para contato, o empresário resolveu ligar direto para a prefeitura para pedir detalhes sobre o fato. “Ele nos relatou que uma secretária falou com ele e transferiu sua ligação para um homem que utilizou meu nome para fazer o pedido. Ele recebeu o número de uma conta corrente para fazer o depósito e um contato, que é atendido por uma mulher estrangeira”, conta o prefeito.

Outra empresa, esta de Céu Azul, também foi procurada e a mesma história se desenrolou. Segundo o prefeito, os criminosos usaram licitações em andamento para procurar empresas que estão participando de algum processo licitatório, provavelmente para aumentar o interesse da empresa na relação com a gestão, no caso, os golpistas. “Não temos informações se alguém chegou a depositar algum valor nessa conta, mas assim que tomamos conhecimento do caso uma nota de esclarecimento foi divulgada para que essas pessoas mal intencionadas não sejam vitoriosas em suas tentativas de extorsão e golpe”, disse Endrigo.

Segundo o prefeito Ricardo Endrigo, a prefeitura não faz pedido algum para a iniciativa privada, nem mesmo para quem já tem relação com o Município em algum contrato ou licitação. “Temos as rotinas e as leis adotadas para reger esse processo e eu apenas tenho contato direto com essas empresas quando a ordem de serviço é homologada ou expedida, resguardando assim o princípio de isonomia e transparência”, alerta.