Policial

Bandidos furtam de chocolates e carnes até baralho e paçocas

Para inibir crimes, estabelecimentos investem em monitoramento

Cascavel – Grandes redes de supermercados até mercearias, panificadoras e bares são alvos de furtos. E os produtos mais visados, geralmente, são os mesmos: carnes – em especial a picanha -, chocolates e perfumaria. De janeiro até agosto, segundo dados do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar), foram registrados 270 crimes deste tipo em Cascavel.

Apesar de haver produtos “favoritos”, também há situações inusitadas. Na tarde de quinta-feira (15), por exemplo, um rapaz de 24 anos foi flagrado tentando furtar uma máscara de cílios em um supermercado no Bairro Pacaembu.

No mesmo local, um homem tentou furtar duas caixas de baralho, poucos dias atrás. Outra situação foi registrada há cerca de duas semanas, quando um pote de paçocas foi furtado de um bar no São Cristóvão.

Como forma de prevenir este tipo de crime, os estabelecimentos investem em sistemas de monitoramento e equipes de segurança.

“Hoje temos um sistema com cerca de 50 câmeras, além de seis seguranças. Não acabou com o problema, mas ajuda a inibir bastante. Em treinamentos, orientamos os demais funcionários. Já tivemos tentativas de furto em que os próprios funcionários acionaram a segurança”, conta o gerente de um mercado da cidade.

De acordo com o gerente, a grande preocupação é em inibir o chamado furto organizado, no qual a pessoa subtrai produtos da loja na tentativa de revender – ou até mesmo trocar por entorpecentes.

“Já flagramos um rapaz que furtou uma caixa com chicletes. Ele confessou que esse produto seria trocado por droga”, lembra.

Ainda segundo ele, grande parte dos furtos é cometida por homens, na faixa etária dos 25 aos 40 anos.

“A desculpa é sempre a mesma: “é a primeira vez”; “meu filho está passando fome”; “estou desempregado”. Muitos deles se oferecem para trabalhar para “pagar” o prejuízo”, afirma o gerente.