Opinião

Bandeirada: Foz do Iguaçu se prepara para o 27º Transparaná

O Transparaná se caracteriza como uma das competições mais desafiadoras do off-road no Brasil

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

A cidade de Foz do Iguaçu já se prepara para o 27º Transparaná – um dos encontros off-road mais tradicionais do País, que terá promoção e organização do Jeep Clube de Curitiba e supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo). A competição começa dia 16 deste mês e termina no dia 20, em Curitiba, cortando o Estado do Paraná em quatro dias de provas e aproximadamente 1.000 quilômetros de muita aventura, com destino ao Palácio do Iguaçu, em Curitiba (PR). As cidades de pernoites são Cascavel, Guarapuava e Irati.

A secretaria de prova será no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, localizado no famoso ponto turístico das Cataratas do Iguaçu. No dia 16 de fevereiro, a partir das 14h, o Transparaná começará a receber os participantes para confirmação de presença, retirada dos kits e vistorias técnicas. A largada está programada para o dia 17, às 9h.

 

O roteiro

O primeiro dia de prova será de Foz do Iguaçu a Cascavel (que terá 240 quilômetros). De acordo com o diretor de prova, Vander Hirt, o Fritão, o roteiro do primeiro dia margeará o Parque Nacional do Iguaçu. Logo no começo, haverá uma pista onde pilotos e navegadores deverão estar bem concentrados para encarar muitos balaios. “Afirmo que o resultado do primeiro dia será definido neste trecho”, alertou Fritão.

Cumprido esse desafio inicial, pilotos e navegadores seguirão por estradas mais abertas (e em linha) dentro de fazendas de eucaliptos. “A chegada a Cascavel promete ser emocionante. Teremos uma fazenda com trilhas de mata nativa e outra pista, que permitirá alta velocidade e, claro, mais balaios. Será um verdadeiro espetáculo, com os carros escorregando e levantando poeira (ou espalhando lama)”, concluiu.

O segundo dia de prova será de Cascavel a Guarapuava (com 310 quilômetros), passando por Laranjeiras do Sul, Goioxim e Palmeirinha. A prova será em linha, passando por fazendas de reflorestamento de pínus. Haverá os tradicionais balaios e as médias de velocidade serão justas (ora alta).

No terceiro dia, os competidores irão de Guarapuava a Irati (mais 220 quilômetros). O dia começa em uma pista de motocross localizada ao lado do Rio Jordão – e, assim, a caravana do Transparaná se despedirá de Guarapuava.

Com pouco trecho de deslocamento, os off-roaders passarão por uma fazenda de pínus com terreno bom e bem diversificado, com direito a lama.

“Essa será a prova mais veloz do Transparaná 2021, com muitas mudanças de direção. Também teremos vários balaios”.

Fazem parte do roteiro as localidades de Guará e Imbituva.

Para encerrar o dia e colocar aquela pimenta na disputa e deixar a briga pelo título de 2021 ainda mais acirrada, haverá uma outra pista dentro do CTG de Irati, com muitos balaios (um em cima do outro), cuja intenção será separar os “homens dos meninos”.

 

Encerramento

O quarto dia marca o encerramento da competição, com o trecho entre Irati a Curitiba (205 quilômetros). A mesma pista do CTG em Irati abrirá o último dia do Transparaná; que depois seguirá rumo a Porto Amazonas e São Luiz do Purunã. O destaque ficará por conta da Fazenda Santa Joana, que oferece uma vasta opção de trilhas extremamente técnicas. Mas, antes de chegar lá, um novo setor com diversos balaios continuará exigindo a atenção e a habilidade das duplas. Será “faca nos dentes” do início ao fim do rali.

 

Foto: Divulgação