Opinião

Bandeirada: Foz do Iguaçu abre o Transparaná

O Transparaná terá as disputas das categorias Máster, Graduado, Turismo, Light e, para quem quer apenas passeio e diversão, tem a Adventure

Bandeirada: Foz do Iguaçu abre o Transparaná

As emoções das competições off-road da temporada de 2021 começam nesta terça-feira com a abertura do Transparaná. Pilotos e navegadores de nove oito estados e do Distrito Federal estão em Foz do Iguaçu para a abertura da 27ª edição da tradicional prova. Serão quatro dias de disputas, passando por Cascavel, Guarapuava e Irati, até alcançar a capital Curitiba, com a grande chegada ao Palácio Iguaçu, no próximo sábado.

Organizado pelo Jeep Clube de Curitiba, com supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo), o Transparaná terá aproximadamente mil quilômetros e atrai os maiores nomes do rali de regularidade. Dado o nível técnico e a importância do evento para o calendário nacional, estarão representados oito estados e o Distrito Federal, sendo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Mato Grosso e Piauí.

O Transparaná terá as disputas das categorias Máster, Graduado, Turismo, Light e, para quem quer apenas passeio e diversão, tem a Adventure.

A secretaria de prova será montada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, e começará a receber os off-roaders a partir das 13h desta terça para confirmação de inscrição, retirada dos kits e vistorias técnicas. Às 16h está programado um passeio em comboio dentro nas Cataratas, uma lembrança inesquecível que nenhum outro rali no Brasil proporcionou – tendo ainda a largada de dentro de uma das Sete Maravilhas do Mundo, no dia 17, rumo a Cascavel.

 

Programação – 27º Transparaná

16 de fevereiro – terça-feira

Foz do Iguaçu

Secretaria de prova: Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas

13h – Abertura da secretaria de prova

16h – Pré-encerramento da secretaria de prova

16h – Saída em comboio para a largada promocional dentro das Cataratas do Iguaçu

19h – Reabertura da secretaria de prova

20h – Briefing da prova

22h – Encerramento da secretaria de prova

 

17 de fevereiro – quarta-feira

Foz do Iguaçu a Cascavel

8h – Largada

Local: Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas

16h – Chegada

Local: Feira do Teatro

 

18 de fevereiro – quinta-feira

Cascavel a Guarapuava

8h – Largada

Local: Feira do Teatro

16h – Chegada

Local: Parque do Rio Jordão

 

19 de fevereiro – sexta-feira:

Guarapuava a Irati

8h – Largada

Local: Parque do Rio Jordão

15h – Chegada

Local: CTG de Irati

 

20 de fevereiro – sábado

Irati a Curitiba

9h – Largada

Local: CTG de Irati

15h – Chegada

Local: Palácio Iguaçu

 

Patrocinadores e apoiadores

Organizar um rali é uma das tarefas mais difíceis das competições motorizadas. São dezenas de pessoas envolvidas em cada etapa e, para isso, também é necessário aporte financeiro.

O 27º Transparaná tem o patrocínio de governo do Estado do Paraná, Sanepar, Copel Energia, Prati Donaduzzi, Dispauto Auto Peças, GS Performance, Mamute Off-Road, Acassius Centro Gráfico, Trilha Euro Car, Troller, Ekron Off-Road.

Também conta com o apoio de Estrada Distribuidora de Combustível, Guarapuava 4×4, Velho Madalosso, Bemajjy Bolsas, RL Cópias, Insam, Fábrica das Cópias, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Prefeitura de Cascavel, Prefeitura de Guarapuava e Prefeitura de Irati.

 

Quatro duplas manterão a tradição de Cascavel

Cascavel sempre marcou presença no Transparaná. Neste ano, serão quatro duplas que terão a missão de manter a tradição da cidade na competição.

Os representantes de Cascavel estão todos na categoria Graduados. O navegador Eduardo Ortolan, o Lobinho, irá formar dupla com o piloto Antonio Sérgio de Oliveira. As outras duplas são Silvano de Jesus Taborda/Juliana Jaremczyk, Antonio Carlos Becchi/Roelson Kielek e Rafael Decker/Lucas Col Debella Silveira.