Cotidiano

Banda do interior da Alemanha faz graça com o Brasil

RIO – ?Pare de usar o nome do meu país para fazer essa música horrível.? Assim escreveu um brasileiro raivoso, na caixa de comentários de um dos clipes da banda How to Loot Brazil, disponível no YouTube.

? Juro que este foi o único comentário agressivo que recebemos até hoje por causa do nome do grupo ? garante The Leach, líder da banda.

No momento em que o Rio de Janeiro tem um ex-governador preso por suspeita de desvios em obras, ou que a Polícia Federal estima que o prejuízo causado pelas irregularidades na Petrobras pode chegar a R$ 40 bilhões, é mesmo muito curioso que um morador de uma pequena cidade alemã ? Soest, 50 mil habitantes ? tenha uma banda cujo nome, em bom português, queira dizer Como Saquear o Brasil.

Ouça uma música da banda: F For Vortex (How to Loot Brazil)

Só que The Leach jamais esteve por aqui e muito do que sabe sobre o país se resume à nossa capital e aos Jogos Olímpicos. E à banda de metal Sepultura, uma das referências musicais brasileiras que conhece e da qual é fã.

O nome que faz menção ao Brasil, na verdade, surgiu depois que ele assistiu ao episódio dos Simpsons ?Blame it on Lisa? (?A culpa é da Lisa?). Nele, a família amarela vem ao país, e Homer, já no Rio, acidentalmente deixa um livro cair de sua mala. O título era ?How to loot Brazil?.

ruhrpott.jpg

? Foi instantâneo. Assisti e, na mesma hora, entrei na internet e registrei. Fluía, soava bem e ninguém estava usando! Claro que não é, de jeito nenhum, para ser ofensivo. É apenas uma piada de um seriado de animação ? explica The Leach, com jeito simpático.

How to Loot Brazil é praticamente uma banda de um homem só. Para as gravações, The Leach faz todos os arranjos, além de tocar todos os instrumentos (guitarra, baixo, teclado e bateria). Ele canta também, mas os vocais são divididos com outras duas mulheres, Vic e Ka. Somente quando sobe ao palco é que ganha a companhia de um baixista e um baterista, Arno.o e Hille:

? Trabalho em estúdio e por 17 anos fui baixista da banda Phillip Boa & The Voodooclub, popular aqui na Alemanha. Ganho dinheiro ainda fazendo músicas para outros grupos. A How to Loot Brazil acaba sendo uma espécie de hobby para mim e para as outras pessoas envolvidas. Fazemos alguns poucos shows, por aqui mesmo. Não temos mais 20 e poucos anos ? brinca.

A relação com o Brasil se encerra mesmo no nome da banda, já que as músicas não fazem menção ao país. The Leach, que tem 42 anos, explica que muitas de suas referências vêm dos anos 1980. Algumas letras, todas escritas por ele, mostram isso. ?The golden era of home taping? (?A era de ouro das fitas gravadas em casa?), por exemplo, trata dos ideais da adolescência. Já ?Lizzy, George and Ralph? tem como inspiração um jogo eletrônico chamado Rampage, de 1986.

O som de How to Loot Brazil, que se define como pós-punk, new wave e electro, tem influência de bandas como Sonic Youth, Depeche Mode, The Smiths, The Melvins. Os brasileiros vão sendo conquistados aos poucos, toda vez que suas músicas entram em compilações de bandas independentes feitas por fãs e divulgadas na internet:

? Alguns chegam até nós por aí. Acredito que achem o nome engraçado. O retorno é sempre bom.