Cotidiano

Bancos terão que reembolsar dinheiro falso sacado em caixas automáticos

BRASÍLIA – O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta terça-feira uma resolução que obriga os bancos a reterem cédulas e moedas de legitimidade duvidosa e reembolsarem clientes que sacaram, em caixas automáticos (ATM), dinheiro suspeito. A medida ainda não está em vigor e exige regulamentação.

O reembolso deverá ser imediato, mas dependerá de uma análise do banco sobre a relação com o cliente e o momento do saque, segundo explica o chefe de gabinete da direção de administração do Banco Central, Marcelo Mota.

Hoje, os bancos já recolhem moedas supostamente falsas e enviam para a análise do BC para, só depois, com a comprovação, reembolsarem. Mota explica que a medida vai determinar ainda em quais prazos esses envios deverão ser feitos ao BC a partir da entrega do dinheiro suspeito ao banco: 30 dias para localidades onde a autoridade monetária tem atuação e 45 dias para as demais.

? Essa é mais uma medida que vem num bojo de uma série de medidas para reduzir o índice relaciona o número de notas falsas apreendidas. Em parceria com a Polícia Federal, acreditamos que chegaremos a índices de países desenvolvidos.