Cotidiano

Bancos farão proposta pela divisão de varejo do Citi até início de agosto

JAV_0225.jpgMADRI – Os bancos interessados na divisão de varejo do Citibank no Brasil vão entregar as propostas entre fim de julho e início de agosto, disse uma fonte com conhecimento do assunto. Estão na disputa Santander, Itaú Unibanco e Safra. O Citi anunciou em fevereiro que queria se desfazer de suas operações de varejo em Brasil, Argentina e Colômbia.

Na primeira fase do processo de venda, os três bancos entregaram propostas não vinculantes. Agora, o Citi está desenhando o formato da venda. A partir daí, os interessados farão ofertas firmes, o que deve acontecer até início de agosto.

Os interessados podem comprar as operações nos três países juntos ou separadamente. O Santander está negociando a divisão do banco americano no Brasil e na Argentina. Na Colômbia, não há interesse, segundo uma fonte.

O banco espanhol considera que já tem tamanho suficiente para competir no Brasil, mas a compra da divisão do Citi agregaria valor à instituição, uma vez que o segmento em que o Citi atua é de alta renda. A estimativa é que os clientes do banco americano no país tenham renda mensal superior a R$ 15 mil mensais.

O Santander não quis comentar a possível compra do rival. Ontem, a presidente mundial do Santander, Ana Botín, disse em evento organizado pelo banco em Madri que a compra só seria feita se tivesse ?sentido estratégico e financeiro?.

(*A repórter viajou a convite do Santander)