Cotidiano

Bancos centrais estão prontos para intervir se ?Brexit? vencer, diz BCE

ROMA – Os bancos centrais estão prontos para intervir no caso de o Reino Unido decidir deixar a União Europeia em um referendo na próxima semana, afirmou Ignazio Visco, membro do conselho diretivo do Banco Central Europeu (BCE) em uma entrevista publicada neste sábado. Com a liderança do Brexit nas pesquisas, as autoridades temem turbulências nos mercados.

— Estamos olhando para esta questão dia a dia, estamos olhando para as consequências sobre a economia. Todos os bancos centrais, e não apenas o BCE, estão prontos para intervir com as ferramentas padrão que temos: acordos de recompra, swaps, taxas de juros — disse Visco na entrevista a sete jornais europeus.

Visco, que também é presidente do Banco Central da Itália, disse que um “sim” para o Brexit no referendo de quinta-feira “é o que mais preocupa”, observando que os efeitos deste risco já são visíveis nas bolsas de valores. Autoridades disseram à agência de notícias Reuters na semana passada que o BCE se comprometeria a respaldar os mercados, em conjunto com o banco central inglês se os britânicos votarem pela saída do bloco.

— Um voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia é o risco que mais nos preocupa no momento. Já estamos vendo os efeitos de moedas e títulos no mercado. Se houvesse uma saída, seria um processo longo negociação, o que certamente teria consequências financeiras, mesmo que seja difícil prever o quão grande — afirmou Visco.

O italiano salientou ainda que as preocupações com um possível “Brexit” não são apenas econômicas e financeiras, mas também estão relacionadas com a força política do bloco europeu e como seria mantida e fomentada. A participação na UE tem feito do Reino Unido uma economia mais rica e também mais diversa, mais agitada e mais criativa.

A campanha para o referendo foi suspensa após o assassinato de uma parlamentar britânica pró-permanência em seu distrito eleitoral no norte da Inglaterra, na quinta-feira.