Cotidiano

Banco do Japão adotará política monetária mais expansiva, se necessário

201609210734292264_AFP.jpgTÓQUIO ? O governador do Banco do Japão (BOJ), Haruhiko Kuroda, disse, nesta quarta-feira, que está preparado para adotar uma política monetária mais expressiva se for necessário, o que incluiria reduzir ainda mais as taxas de juros para areativar a economia e acelerar a inflação. Kuroda, que falou perante a comissão da Câmara Baixa do Congresso, disse que as compras da dívida soberana do Banco do Japão poderiam flutuar em torno de 80 bilhões de ienes (US$ 778 bilhões). O dirigente do Boj, no entanto, batreu pé firme ao afirmar que a autoridade monetária seguirá comprando uma grande parcela da dívida para inbfluenciar na curva de rendimento.

“Estamos preparados para flexibilizar a política novamente, incluindo a redução das taxas de juros a curto prazo, se julgarmos que os méritos são maiores que os custos?, afirmou Kuroda aos legisladores do Parlamento.

Sob o novo marco de controle da curva de rendimento, os principais meios do Banco do Japão para relaxar a pólítica seriam lebar as taxas de juros para além do territíorio negativo, que hoje já está em -0,1%, ou reduzir seu novo objetivo de rendimento dos bônus a 10 anos, agora em torno de zero por cento.