Cotidiano

Banco de Olhos de Cascavel é líder em desempenho no Paraná

O Banco de Cascavel respondeu por 319 captações de córneas, enquanto o Banco de Londrina, segundo colocado entre os cinco paranaenses, realizou 214 captacões em 2016

Estatística que acaba de ser divulgada pela Anvisa indica que o Banco de Olhos de Cascavel, apresentou o melhor desempenho entre os cinco bancos em operação no estado do Paraná no exercício de 2016 e ocupa a décima primeira posição entre as 53 instituições em funcionamento no País.

Segundo a Agência, o Banco de Cascavel, que é mantido como uma contribuição social do Hospital de Olhos de Cascavel respondeu por 319 captações de córneas, enquanto o Banco de Londrina, segundo colocado entre os cinco paranaenses, realizou 214 captacões em 2016.

As córneas são coletadas por profissionais da área de enfermagem que receberam treinamento técnico do Banco de Olhos de Cascavel. Após tratadas e acondicionadas, elas são colocadas à disposição da Secretaria de Saúde do Estado, que lhes dá a destinação de acordo com a fila única de espera. No ano passado,  54 córneas entre todas as captadas foram implantadas em pacientes do Hospital de Olhos. As demais foram repassadas a diferentes regiões e estados, atendendo sempre à escala da Central de Transplantes.

Segundo a oftalmologista e diretora técnica do Banco de Olhos, Selma Miyazaki, a crescente adesão das Comunidades à causa da doação de órgãos e especialmente de córneas, deve-se também à atuação da rede de parceiros, integrada por voluntários, médicos, enfermeiros e técnicos e entidades como Hospitais e Clínicas, Acesc, IML, Clubes de Serviço, somados ao decisivo apoio dos meios de comunicação.

"O Banco é mantido pelo Hospital de Olhos de Cascavel, mas pertence de fato a todas as pessoas de boa vontade.  Que acreditam que ao partir desta vida, podemos deixar bem mais que um rastro de saudades. Que parte de nós pode continuar vivendo nos olhos de nossos irmãos", resume Selma Miyazaki.