Cotidiano

Banco da Inglaterra vai comprar títulos da dívida da Apple

LONDRES – O Banco da Inglaterra está prestes a começar a comprar títulos da dívida da Apple, em uma medida que vai reduzir os custos de empréstimos para a empresa, que está envolvida em escândalo fiscal na Irlanda ? após a União Europeia decidir que a empresa devia pagar ? 13 bilhões ao país em impostos.

Em seu mais recente esforço para estimular a economia, o banco apresentou uma lista de 100 empresas, entre as quais está a Apple, das quais vai comprar este tipo de papel. Para financiar o programa, serão emitidos 10 bilhões de libras. Segundo a agência de notícias Bloomberg, as compras serão iniciadas no dia 27 deste mês.

O objetivo do banco central britânico com a redução do custo dos empréstimos às empresas é encorajá-las a pegar mais crédito. A esperança é que isso vá estimular o investimento e a economia em geral, que tem sentido os efeitos da incerteza que cerca o resultado do referendo que definiu que o Reino Unido sairia da UE.

Contudo, especialistas ressaltaram que o banco não pode rastrear para onde vai o dinheiro, ou seja, não há garantia de que as empresas realmente vão investir o dinheiro extra.

ESTRANGEIRAS PELA 1ª VEZ

Pela primeira vez, o Banco da Inglaterra está focando seu pacote de estímulos estrangeiros, incluindo McDonald?s, a empresa francesa de eletricidade EDF, e a fabricante de automóveis e caminhões Daimler, dona da Mercedes-Benz. Mas isso não quer dizer que empresas britânicas ficam de fora ? tanto que Vodafone e a petroleira BP estão na lista.

O BC britânico disse que incluiu companhias que têm ?uma contribuição material para a atividade econômica no Reino Unido?, o que inclui aquelas ?com significativo emprego no Reino Unido ou com sedes no Reino Unido?.

As operações europeias da Apple são sediadas em Dublin, que é onde ela registra a maior parte de seus lucros. A empresa emprega 5.500 pessoas no Reino Unido.

Kristin Forbes, membro do painel do Banco da Inglaterra que define as taxas de juros, se opôs às compras e, na semana passada, disse aos parlamentares que há o risco de o banco acabar comprando os títulos de empresas sobre as quais há ?notícias ruins?.

ECONOMISTAS QUESTIONAM

Esta não é a primeira vez que o BC britânico emite moeda para comprar títulos da dívida de empresas; o que ele já fizera em 2009, no auge da crise financeira.

Alguns economistas questionam se o estímulo monetário anterior beneficiaram toda a economia ou se simplesmente serviu para inflar, artificialmente, preços de ativos.

A medida atual foi anunciada pelo banco como parte de um pacote que inclui a redução, em agosto último, das taxas de juros para a mínima histórica de 0,25%.

Antes mesmo de o programa começar, o presidente do BC britânico, Mark Carney, já classificou a medida como um sucesso.