Cotidiano

Banco Central mantém taxa básica de juros a 14,25% ao ano

201607191546035861.jpg

BRASÍLIA – O Banco Central manteve os juros básicos em 14,25% ao ano. A decisão foi tomada na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) sob o comando do novo presidente da autoridade monetária, Ilan Goldfajn. A estabilidade da taxa Selic já era esperada pelo mercado financeiro, que está interessado nos sinais que serão enviados pela nova diretoria.

Essa foi a oitava manutenção seguida. Os juros estão neste patamar desde setembro do ano passado.

MUDANÇA NA COMUNICAÇÃO

Nesta quarta-feira, o BC anunciou que mudará a comunicação da autarquia. A informação foi antecipada na edição de ontem do GLOBO. O ata da reunião do terá um formato diferente. O comunicado divulgado imediatamente após o encontro também. O BC decidiu ainda suspender a leitura do texto para os jornalistas e passará a publicá-lo diretamente na internet.

A tradição em dias de Copom era a leitura do comunicado pelo chefe da assessoria de imprensa. Havia reclamações sobre os procedimentos, principalmente, pelas agências de notícias em tempo real. Em raros casos, algum repórter conseguia avistar o conteúdo do texto alguns segundos antes dos concorrentes.

Não é apenas a igualdade na concorrência que preocupa o BC. A autoridade monetária está preocupada em recuperar a credibilidade e o papel dela na condução da política monetária.

Quer falar mais claramente com o mercado financeiro e com a sociedade e abolir termos que deixam espaço para duplo sentido e demonstrar exatamente qual a leitura do cenário econômico.