Cotidiano

Banco Central dos EUA eleva taxa de juros em 0,25 ponto percentual

63280320_FILE PHOTO A man walks past the Federal Reserve Bank in Washington .jpg

WASHINGTON – Após dois dias de reunião, as autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) decidiram, nesta quarta-feira, elevar a taxas básica de juros no país da faixa entre 0,25% e 0,50% para 0,50% a 0,75%. A medida já era esperada pelo mercado, diante de declarações de membros da entidade nas últimas semanas.

O Fed planejava ir “normalizando” as baixíssimas taxas ao longo de 2016, mas foi adiando sua decisão diante de algumas dúvidas sobre a consolidação do mercado de trabalho e sobre a evolução da inflação. Já a ata da última reunião, nos dias 1º e 2 de novembro, revelou confiança dos legisladores diante do fortalecimento da economia americana, o que eles julgaram no mês passado suficiente para elevação dos juros em breve.

A alta das taxas no país tem impacto em economias emergentes, como o Brasil, pois resulta em atração para lá de capitais que estão ou iriam para outros países.

A última vez que a autarquia tomou tal decisão foi em dezembro do ano passado, quando passou aumento determinou a nova taxa básica entre 0,25% e 0,50% ? foi a primeira vez em quase uma década.