Cotidiano

Banco Central anuncia que reduzirá volume de atuação no câmbio

m1340363 (1).jpg

BRASÍLIA – O Banco Central (BC) informou, no fim desta quinta-feira, que voltará a oferecer em leilão dez mil contratos deswap reverso (o que equivale a uma compra de dólar no futuro), no valor de US$ 500 milhões. A medida começa na sexta-feira. Durante uma semana, a autoridade monetária ofereceu no mercado de câmbio, diariamente, 15 mil contratos, cerca de US$ 750 milhões.

dolar_1808

Com a recente alta da moeda americana, o BC avaliou que não era o momento de colocar uma grande quantidade de moeda americana. Por isso, reduziu a colocação de swap reverso no mercado financeiro.

? A estratégia continua a ser zerar o estoque de swap cambial e não dar um patamar para a moeda americana ? garantiu uma fonte da equipe econômica.

Para a equipe econômica, o BC deve aproveitar toda e qualquer janela de oportunidade para diminuir os estoques de intervenção no câmbio. A ordem é usar o mecanismo de swap com ?parcimônia?, ou seja, de forma bem diferente da feita no passado. As ofertas devem ser feitas em ritmo compatível com o normal funcionamento do mercado.

A avaliação do BC é que o cenário internacional oferece vive um momento de liquidez ampla e alguma recuperação do crescimento, o que beneficia, a curto prazo, as economias emergentes. No entanto, isso não pode ser visto como ?necessariamente permanente?, pois há riscos no cenário. Por isso, a cautela na intervenção no câmbio.