Cotidiano

Bancários fazem assembleia e aprovam greve a partir de terça-feira

Decisão foi tomada em assembleia na noite de ontem em Cascavel

Cascavel – Em assembleia geral extraordinária, realizada na noite de quinta-feira (1º), no auditório do Colégio Eleodoro Ébano Pereira, convocada pelo Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região, os bancários decidiram pela deflagração de greve geral e por tempo indeterminado a partir de terça-feira (6). Esta foi a decisão da categoria também dos principais centros do País.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região e da Federação do Paraná, Gladir Basso, disse que a decisão pela deflagração de greve é uma resposta da categoria à proposta patronal, apresentada dia 25 de setembro, através da Fenaban, que consiste num reajuste de 5,5% mais abono de R$ 2.500,00, enquanto que os bancários reivindicam reajuste conforme a inflação dos últimos doze meses medida pelo INPC (9,88%) mais 5,7% de aumento real, totalizando 16%.

Na assembleia, os bancários deixaram claro que não concordam com o abono, porque essa proposta vai causar a defasagem salarial da classe ao longo dos próximos anos, já que o valor proposto pelos bancos (R$ 2.500,00) não incorpora nos salários.

“E o instrumento da greve é o que nos resta para pressionar e sensibilizar os banqueiros para que voltem a negociar e apresentem uma proposta decente aos bancários”, frisou Gladir, lembrando que o comando nacional dos bancários enviou carta à Fenaban pedindo a reabertura das negociações. “Se até o dia 6 não houver novidade, a greve será deflagrada, conforme já decidiu a categoria em assembleia”, avisou o sindicalista.