Cotidiano

Bancários aprovam pauta de reivindicações

Minuta nacional, que tem como carro-chefe o reajuste salarial medido pelo INPC dos últimos doze meses, mais 5% de aumento real, totalizando 14,78%

Cascavel – Durante o Encontro Nacional de Dirigentes Bancários, encerrado sexta-feira, em Fortaleza, representantes de sindicatos e federações de bancários de todo País ligados à Contec (Confederação Nacional dos Bancários) definiram os eixos centrais da campanha salarial 2016/2017.

Na ocasião, os dirigentes bancários aprovaram a minuta nacional, que tem como carro-chefe o reajuste salarial medido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos doze meses, mais 5% de aumento real, totalizando 14,78%. Vale lembrar que a data-base dos bancários é 1º de setembro.

A minuta traz ainda outras reivindicações, como valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral, fim da terceirização, defesa das empresas públicas e contra a perda de direitos adquiridos pela categoria ao longo dos anos.

O Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região esteve representado no Encontro Nacional por seu presidente Gladir Basso, que preside também a Federação do Paraná, e pelos diretores Célio Bondi de Carvalho, Reginaldo Filus e Antonio Ribas Maciel Júnior.

ENTREGA DA PAUTA

Nesta terça-feira, dia 9, às 15h, em São Paulo, o comando nacional dos bancários vai entregar a pauta de reivindicações à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Em seguida, serão entregues as minutas às direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, dando início à fase de negociações desta campanha salarial com o patronato.