Cotidiano

Bancada do PT diz em nota que Lula é vítima e não réu

2016 899115695-2016 899075360-201603282006226924.jpg_20160328.jpg_20160329.jpgBRASÍLIA – A bancada do PT no Senado lamentou, em nota, a decisão do juiz Sérgio Moro de receber a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas afirmou que a decisão já era esperada. Para os parlamentares, Lula e dona Marisa Letícia ?provarão sua plena inocência nesse injusto processo em que, verdadeiramente, não são réus, mas vítimas?.

?A informação, no entanto, não foi recebida com surpresa pelos senadores do partido, em razão de ser conhecida a estreita coordenação com que trabalham a força tarefa da Operação Lava-Jato e aquela representação do Poder Judiciário na capital paranaense?, afirmou a nota.

Os petistas ressaltaram que não houve ?exame aprofundado das provas? contra o ex-presidente e sua mulher e que não existe qualquer ?juízo conclusivo quanto à presença de responsabilidade criminal?, nem mesmo ?juízo definitivo sobre os fatos?. Por fim, os senadores reiteram a ?mais profunda confiança no ex-presidente Lula e na sua mulher?.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que esperava que Moro fosse mais ?cuidadoso? diante da ?fragilidade? do material apresentado pelo Ministério Público. O petista tentou minimizar o fato, afirmando que muitos já foram réus e depois foram inocentados e que isso ocorrerá com Lula. Ele disse que nem está em cogitação uma possível prisão do petista:

? Já era uma coisa esperada, embora eu particularmente esperasse que o juiz Moro agisse com mais cuidado pela fragilidade e pela falta de consistência das denúncias. Mas esse é o modus operandi que ele (juiz) tem. Mas o juiz ficou cauteloso em aceitar algumas classificações feitas pelos procuradores.

O petista disse que seria um ?ato político puro? se Lula viesse a ser detido.

? Todos estamos querendo pacificar o Brasil e não incendiar ? disse Humberto Costa.

PT NÃO COGITA LULA PARA COMANDAR LEGENDA

Na segunda-feira, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reuniu no Senado com alguns senadores e esse cenário de Moro aceitar a denúncia foi abordado. O PT discute a renovação do comando nacional do partido no primeiro semestre de 2017 e Falcão já não inclui Lula como seu sucessor no comando do partido. Ao GLOBO, Falcão disse que Lula já era alvo de ataques e que se ele comandasse o partido, os ataques atingiram duplamente o PT de uma vez só.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), candidata a prefeita do Rio, divulgou vídeo criticando a ação de Moro e dizendo que o objetivo é tornar Lula inelegível. Ela chamou a divulgação pelo Ministério Público das denúncias contra Lula de ?apresentação ridícula e desmoralizada?.

? E, agora, há a segunda fase do golpe com o acatamento da denúncia pelo juiz Sérgio Moro. Não há cabimento num país como nosso que essa situação tenha sustentação popular. Algemar Lula ou transformá-lo em ficha suja é o objetivo ? disse Jandira Feghali.