Cotidiano

'Bancada da bala' critica atuação do governo na crise penitenciária

img20161214191236848359.jpgBRASÍLIA ? A Frente Parlamentar da Segurança Pública, composta por mais de 300 parlamentares ? muitos oriundos das instituições operadoras da segurança pública ? divulgou uma nota neste domingo criticando a postura do governo federal diante da crise do sistema penitenciário brasileiro. A carta, assinada pelo deputado Alberto Fraga (DEM-DF), chama, indiretamente, de vaidosas as autoridades federais envolvidas no assunto, como os ministros da Justiça (Alexandre de Moraes) e da Defesa (Raul Jungman). Massacre Manaus – 08.01 – II

“É lamentável que o governo, do qual fazemos parte, num momento crítico e grave como esse não busque uma solução caseira. Chegamos até a imaginar que os ministros da Justiça e da Defesa não conhecem a Casa do Povo. E suas vaidades pessoais não permitem escutar a opinião de parlamentares, ouvem seus assessores, mas não ouvem os deputados”, diz um trecho da nota.

De acordo com o comunicado, a chamada “bancada da bala” deveria estar sendo ouvida. Os membros da frente afirmam que “não é normal” o governo federal ignorar os profissionais de segurança pública, eleitos, que estão no exercício de seus mandatos.

“Parece coisa de ciúmes! Seria descabido, alguns desses deputados serem chamados, por quem quer que seja, para discutir essa pauta? Se a resposta for negativa, temos que reagir e buscarmos algumas respostas”.

Na nota, os parlamentares afirmam que projetos de lei “existem aos montes”, mas são ignorados. Lembram que, recentemente, foi concluída a CPI do Sistema Carcerário, com a apresentação de 20 propostas para melhorar o sistema prisional.

“No entanto, em nenhum momento os ministros se referiram à essa Comissão de Inquérito e suas propostas. Durante a CPI, alertamos o governo sobre as facções que estavam dominando os presídios, mas a questão não foi tratada com a devida atenção e o resultado foi a tragédia que aconteceu na última semana”.