Cotidiano

Ban Ki-moon: 'Fala de Netanyahu sobre limpeza étnica é revoltante'

650249Ban_Netanyahu.jpgNOVA YORK – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, criticou nesta quinta-feira o vídeo em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fala em limpeza étnica como, segundo o secretário-geral, um retrato ?inaceitável e revoltante? das pessoas que se opõem aos assentamentos israelenses na Cisjordânia, casa de mais de 2,7 milhões de palestinos.

Ban afirmou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas: ?Me deixem ser absolutamente claro: assentamentos são ilegais sob a lei internacional. A ocupação, sufocante e opressora, precisa terminar?. Ele afirmou que a declaração de Netanyahu era perturbadora.

Numa mensagem de vídeo publicada no Facebook na sexta passada, Netanyahu disse que os palestinos queriam formar um Estado sem uma população judaica e chamou isso de ?limpeza étnica?.

Os palestinos esperam estabelecer um estado independente na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza controlada pelo Hamas, tendo o leste de Jerusalém como sua capital. Israel capturou a Cisjordânia na guerra de 1967.

Na sexta passada após ver o vídeo, Elizabeth Trudeau, porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, disse que as palavras do primeiro-ministro israelense eram ?inapropriadas e pouco ajudavam?.