Cotidiano

Ban Ki-moon é franco favorito à Presidência da Coreia do Sul

20140728115603791afp.jpg

SEUL – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, é o franco favorito para se tornar o próximo presidente da Coreia do Sul ? se quiser o cargo ? graças ao reconhecimento de sua posição destacada, a uma reputação inatacável e ao que é visto como um grupo de adversários inexpressivos. Mas disputar a eleição de dezembro de 2017 lançaria Ban em uma arena política bem mais agressiva do que a diplomacia global à qual está acostumado, expondo sua família, finanças e carreira a um exame intenso. ban ki-moon

Ban mantêm silêncio a respeito de seus planos. Na sexta-feira ele disse à Reuters que irá decidir seu futuro quando voltar a seu país em janeiro, uma vez que seu período na ONU termina no final do ano. Ele será substituído pelo português António Guterres, ex-chefe da agência da entidade dedicada aos refugiados.

Mas ele também disse, na manifestação mais clara de suas intenções até o momento, estar ciente das “expectativas de muitas pessoas na Coreia (do Sul) de que eu deveria estar disponível para um futuro melhor para a Coreia”.

Levando em conta o orgulho que seus compatriotas sentem de Ban como “presidente do mundo” e a inexistência de concorrentes de peso até agora, as pesquisas de opinião colocam o chefe da ONU na dianteira para a eleição do ano que vem. Mas sua falta de base política e sua ausência de dez anos da nação para liderar a ONU, além de sua idade, 72 anos, são fraquezas em potencial.