Cotidiano

Balanço da Guarda

O Departamento de Proteção à Comunidade, responsável pela Guarda Municipal de Cascavel, divulgou ontem, os números do primeiro ano de atividade da corporação, especificamente na área urbana. Com o perímetro urbano dividido em cinco setores, as solicitações de atendimento somaram 1.931, sendo o “Setor-1”, que abrange a região dos bairros Country, Cancelli, São Cristóvão e Centro, o de maior número de ocorrências, com 806. De acordo com o balanço da GM, as ocorrências no período diurno superam as da noite, somando 1.093, contra 838.

Como vem afirmando ao longo do primeiro ano de gestão, o prefeito Leonaldo Paranhos lembra que a GM é “instrumento de apoio às polícias Civil e Militar”. Segundo o prefeito, neste primeiro ano de atividade a Guarda Municipal “teve muitos mais acertos que erros e, principalmente, a Guarda tem que ter o reconhecimento positivo da população. As pessoas de bem não podem ter medo da Guarda. Temos que ter alegria e segurança ao se aproximar da guarda, da polícia”.

O balando da GM mostra que as motocicletas percorreram um total de 16.525 quilômetros e as viaturas 215.702 quilômetros para realizarem 14.100 patrulhamentos nos prédios e espaços públicos, além de 36.200 contatos com a população de Cascavel.

Principais ocorrências

Dentre as ocorrências registradas em que ocorreram a intervenção dos guardas municipais, destaque para abordagem e encaminhamento a usuários de drogas que totalizaram 247. Foram 179 abordagens com “fundada suspeita” e 120 ações contra a “perturbação da ordem”.

Outro dado positivo apresentado pela GM é a recuperação de veículos que somaram 52 ações.