Cotidiano

Bala transformada em caneta será usada para assinar acordo de paz com as Farc

CARTAGENA, Colômbia ? A assinatura do histórico acordo que deve colocar fim a mais de meio século de conflito entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), nesta segunda-feira, será feita por uma simbólica bala de metralhadora transformada em caneta ? que representa, segundo o presidente Juan Manuel Santos, a mudança na Colômbia. Elas levarão a mensagem: ?As balas escreveram nosso passado. A paz, nosso futuro?.

Farc_2509? Criamos o que chamamos de um ?balígrafo?, que é uma bala transformada em caneta, para dizer que é a transição das balas para a educação, o futuro ? disse o presidente.

Na segunda, às 17h (hora local), o presidente e Rodrigo Londoño, o ?Timochenko? ? líder máximo das Farc ? irão apertar a mão pela primeira vez em solo colombiano. A cidade de Cartagena, na Colômbia, se prepara neste domingo para a cerimônia. Enquanto recebia diversos presidentes, dentre eles o cubano, Raúl Castro, um dos artífices das negociações, as ruas ganhavam o reforço de mais de 3.200 policiais e membros das Forças Armadas. Ao todo, espera-se a presença de 15 chefes de Estado e líderes como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, além de 400 vítimas do conflito e representantes da guerrilha.

Dezenas de comerciantes também aproveitaram a movimentação para vender suvenires que têm a paz como símbolo. No sábado, os principais comandantes da Farc deixaram a selva, no Sul do país, em direção a Cartagena, onde foram recebidos em dois helicópteros da Cruz Vermelha. E a presença dos guerrilheiros na cidade não passou despercebida pelos moradores.

? Nos dá um pouco de medo pensar que, por exemplo, podemos esbarrar com Timochenko na rua ou que ele esteja dormindo perto de nós. Mas acho que também se trata disso. A paz se trata de que eles estejam entre nós ? lembrou Socorro Rodríguez ao ?El Tiempo?.