Cotidiano

Baixo nível do Lago preocupa equipe de canoagem de Cascavel

O nível da água no Lago está mais de 2 metros abaixo do normal e, pelo que tudo indica, a situação deve demorar para se reverter

Foto: Celso Dias 
Foto: Celso Dias 

O principal cartão-postal de Cascavel é a casa da canoagem. Muitos atletas, orientadores e membros da comissão técnica do CRC (Clube Regatas Cascavel) frequentam o Lago Municipal há anos, inclusive colorindo a água, com as boias de marcação, e nunca presenciaram um cenário tão desolador, provocado pela baixa do nível da água.

Sueli Vergutz é uma das coordenadoras da equipe e relata que a situação é preocupante: “Já vivenciamos outros momentos de estiagem, poucas chuvas, mas nunca uma situação tão intensa como a deste ano. É muito preocupante e extremamente triste”.

O nível da água no Lago está mais de 2 metros abaixo do normal e, pelo que tudo indica, a situação deve demorar para se reverter.

Além do aspecto assustador, com as margens avançando impiedosamente para dentro do lago, o fato reflete diretamente na rotina de atividades do CRC.

Assim como a canoagem da cidade, o Lago Municipal também é o local de treinamentos escolhido pela Confederação para preparar atletas da seleção brasileira da modalidade. Atualmente, cinco canoístas que representam o País nas categorias Sub 21, Júnior e cadete treinam com a canoagem cascavelense. “Temos atletas de Santos [São Paulo], Curitiba, São Leopoldo [Rio Grande do Sul], duas canoístas de Cascavel e a Ana Paula, que integra o Projeto Olímpico da CBCa”, explica Sueli.

As atividades não precisaram ser interrompidas, mas a programação precisou ser ajustada, segundo a canoísta Ana Paula Vergutz. “Antes tínhamos 1.200 metros em linha reta, agora temos 1.000 metros. Como estamos ainda em época de treinos longos, temos que fazer mais curvas entre uma série e outra”, explica.

Outra mudança foi com relação à estrutura. “Só conseguimos colocar sete raias. Isso não diminuiu os treinamentos, mas os tornou mais intensos”, comenta Ana.

Para complementar e enriquecer o cronograma de treinos, os canoístas realizam diariamente corridas, trabalhos de musculação e fisioterapia.

Já as atividades das escolinhas do Clube Regatas Cascavel estão suspensas. “Está sendo um ano bem atípico para todos com relação a competições e treinamentos e nossas escolinhas, devido à pandemia e também à situação do Lago, estão suspensas. Quando as aulas presenciais nas escolas públicas retornarem, as atividades das escolinhas serão retomadas. Temos que evitar compartilhar materiais e, com as crianças, o cuidado deve ser redobrado”, explica a coordenadora do CRC.

O Lago Municipal de Cascavel deve ser palco de uma competição estadual em dezembro, mas só será realizada se a situação não piorar. “Se o nível da água não baixar ainda mais, o Campeonato Paranaense de Canoagem será mantido aqui, em Cascavel, mas já estamos conversando com representantes da prefeitura para ver o que podemos fazer num caso extremo assim”, finaliza Sueli Vergutz.