Cotidiano

Bairro Universitário vai ganhar uma UPS

O anúncio da implantação da unidade foi feito ontem pelo governador Beto Richa, durante visita ao programa Território Cidadão

Cascavel – Após moradores e empresários do Bairro Universitário reivindicarem a instalação de uma UPS (Unidade Paraná Seguro) na região sul de Cascavel, o Governo do Estado irá atender ao pedido. O anúncio da implantação da unidade foi feito ontem pelo governador Beto Richa, durante visita ao programa Território Cidadão, implantado no Bairro Cascavel Velho.

Apesar do anúncio da instalação da nova UPS, ainda não há data para que o posto avançado da Polícia Militar comece a funcionar. Entretanto, segundo Richa, a expectativa é que a unidade inicie suas atividades ainda neste ano. O governador ressaltou que o projeto ainda está na fase de estudo de viabilidade.

“Já autorizamos o comando do 6º BPM [Batalhão de Polícia Militar] a proceder todas as ações necessárias – de policiais, viaturas e equipamentos – para garantir a segurança da população na região sul de Cascavel. Vamos apressar os estudos técnicos para ver a dimensão desta unidade para cobrir toda esta região”, disse Richa.

O governador ressaltou que a UPS da região sul irá funcionar nos mesmos moldes da unidade do Bairro Interlagos, instalada em 2012 e considerada um modelo de sucesso no Estado. “Quando instalamos a UPS no Interlagos, a redução da violência foi significativa, com queda da criminalidade em 90%. Foi a primeira unidade no interior do Estado”, destacou.

De acordo com o major Rubens Garcez, comandante do 6º BPM, serão necessários pelo menos 28 policiais para o perfeito funcionamento da nova UPS. Ainda segundo o oficial, o Universitário foi escolhido para abrigar a unidade por ser considerado estratégico, com acesso para outros nove bairros que serão atendidos pela PM.