Cotidiano

Azul e Airbus investem US$ 15 milhões em centro de treinamento para pilotos

RIO – A companhia aérea Azul e a fabricante de aviões francesa Airbus criaram uma joint venture para instalar um simulador de voo para aeronaves A320neo, nova geração de uma família de aviões fabricados pela companhia europeia. O investimento será de US$ 15 milhões e a parceria terá duração de 12 anos.

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O anúncio foi feito nesta terça-feira e se insere na estratégia da Azul de renovação de frota. A aérea, que até pouco tempo só voava com jatos da Embraer e aviões da francesa ATR, encomendou 63 aviões A320/A321, da Airbus, com objetivo de fazer voos de mais longo alcance no Brasil, além de aviões do modelo A330, para voos de longo curso (internacionais).

Os 63 A320/321 serão entregues ao longo de sete a oito anos. Para 2016, serão cinco ou seis unidades, que começam a ser entregues em setembro. Assim, ao fim deste ano, a Azul terá 125 aviões, dos quais cinco ou seis A320neo, cinco A330, 40 ATR e o restante de jatos da Embraer. Os aviões da fabricante brasileira, portanto, continuarão a ser a maioria.

? Vamos continuar voando com jatos da Embraer e com ATRs. Acreditamos que o modelo de monofrota (quando se voa apenas com um modelo) não é adequado para o Brasil ? disse Antonoaldo Neves, presidente da Azul, em teleconferência com jornalistas.

O novo simulador ficará na UniAzul, universidade corporativa da Azul, sediada em Campinas, onde já há outros quatro simuladores projetados para diferentes tipos de aviões. É nesses simuladores que os pilotos ?aprendem? a voar em distintos modelos de aeronaves. Como a Azul não operava com A320, era necessário treinar seus pilotos.

PRIMEIRO DA AMÉRICA DO SUL

Com o acordo entre as duas empresas, a UniAzul passa a ser o primeiro e único centro de treinamento aprovado pela Airbus na América do Sul. O novo simulador será administrado pela fabricante europeia e será utilizado, num primeiro momento, para treinamento dos pilotos da Azul. Depois, quando os comandantes estiverem capacitados, o simulador poderá ser usado por outras empresas aéreas da região.

? Quem vai comercializar as ?sobras? de horas de voo do simulador será a Airbus. Não vemos esse acordo como fonte futura de receita para nós, da Azul.

Para abrigar o novo simulador, a UniAzul vai passar por obras, que começam em 20 dias. A ideia é que, até fevereiro de 2017, o simulador já esteja disponível para treinamento. Enquanto não fica pronto, os pilotos da Azul serão treinados em simuladores nos Estados Unidos e na Europa.

Segundo a Airbus, tendo em vista que sua última projeção para o mercado de aeronaves da América Latina é de mais que dobrar nos próximos 20 anos, a empresa viu necessidade de ampliar a oferta de treinamento. Hoje, ela mantém centros da Cidade do México e em Monterrey, ambos no México.

Além da parceria para instalação do simulador, a Azul e a Airbus firmaram contrato para manutenção e reparo para os aviões da frota da aérea fabricados pela empresa francesa. O contrato também em duração de 12 anos.