Cotidiano

Aviões comerciais são risco ambiental e de saúde pública, diz agência

RIO – Gases de efeito estufa emitidos por aviões comerciais contribuem para o aquecimento global e põem em risco a saúde pública e o meio ambiente, alertaram as autoridades americanas nesta segunda-feira, abrindo o caminho para a regulação de aviões de passageiros.

A avaliação final pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos apoia os objetivos do plano do presidente Barack Obama para reduzir as emissões de grandes fontes de poluição de carbono.

Os aviões americanos são “a maior fonte de gases do efeito estufa nos transportes ainda não sujeita às normas” de controle desses gases nos Estados Unidos, informou o órgão. As aeronaves são responsáveis por cerca de 3% do total das emissões de gases do efeito estufa dos Estados Unidos.

E os aviões americanos são responsáveis por 29% das emissões desses gases por aeronaves a nível mundial, de acordo com a EPA.

“Enfrentar a poluição proveniente de aeronaves é um elemento importante dos esforços dos Estados Unidos para enfrentar a mudança climática”, disse Janet McCabe, administrador da agência para o ar e radiação.

“Os aviões são o terceiro maior contribuinte para as emissões de gases do efeito estufa no setor de transportes dos Estados Unidos, e estas emissões devem aumentar no futuro”, acrescentou.

“A EPA já estabeleceu normas eficazes para gases do efeito estufa para carros e caminhões, e todas as normas futuras para os motores de aeronaves também irão fornecer grandes benefícios climáticos e para a saúde pública”.

Foi necessário que a EPA fizesse uma avaliação final sobre os riscos para o meio ambiente, a fim de iniciar o processo de regulamentação para o setor.

No entanto, o anúncio de segunda-feira não propõe nenhuma medida de regulação.

A EPA disse que as emissões mais preocupantes são as de dióxido de carbono (CO2), metano, óxido nitroso, hidrofluorocarbonetos (HFC), perfluorocarbonetos (PFC) e hexafluoreto de enxofre (SF6).

A regulação excluiria pequenos aviões de turismo e aviões militares.