Cotidiano

Aviões brasileiros ajudarão a combater incêndios no Chile

64557550_People watch a forest fire in Santa Olga 240 km south of Santiago on January 25 2017 The Ch.jpgBRASÍLIA – Os Ministérios da Defesa e de Relações Exteriores determinaram o envio de duas aeronaves C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), para ajudar no combate aos incêndios florestais no Chile. Os aviões decolaram neste domingo pela manhã, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Os voos seguiram direto até a capital, Santiago, com 28 militares a bordo. incêndios no Chile

? Ao chegar a Santiago, a tripulação brasileira receberá orientações da Oficina Nacional de Emergencia del Ministerio del Interior (Onemi) e da Corporación Nacional Forestal (Conaf), responsáveis pela coordenação da ajuda internacional, e será destinada para o local a partir do qual devem operar ? explicou o adido de Aeronáutica no Chile, o coronel aviador Paulo Cesar Andari.

O Chile decretou situação de emergência devido a um dos piores incêndios da História. Segundo um boletim divulgado no sábado pela Conaf, há 110 incêndios florestais ativos. As chamas já deixaram 11 mortos e queimaram uma área de cerca de 374 mil hectares. As regiões mais afetadas são as regiões do centro e do sul do país.

Um dos aviões C-130 Hércules da FAB vai decolar equipado com o sistema MAFFS (sigla em inglês de Modular Airbone Fire Fighting System). O outro transportará os materiais de suporte, tais como compressor, piscinas para abastecer de água a aeronave e equipamentos de manutenção.

Segundo informações do Ministério da Defesa, o sistema MAFFS é composto por cinco tanques de água. Dois tubos projetam-se pela porta traseira do C-130 e, a uma altitude média de 150 pés (cerca de 46 metros de altura), despejam água sobre as áreas previamente determinadas. Por questões de segurança, as equipes de bombeiros e brigadistas que atuam no solo evacuam a área antes da dispersão da água. Ainda de acordo com a Defesa, pode ser realizado um lançamento de toda carga, que pode chegar a 12 mil litros de água, ou ainda três lançamentos menores.

Em janeiro de 2014, o Chile também pediu ajuda ao Brasil para combater incêndios. Uma aeronave C-130 Hércules da FAB foi enviada ao país para ajudar a combater um incêndio florestal que atingiu as comunidades de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram da missão. Chile em chamas