Política

Avião russo desembarca na Venezuela e gera preocupação a agências de segurança

Um destacamento naval russo chegou a Cuba, com uma fragata de guerra

Crédito: Reuters
Crédito: Reuters

Caracas – País fechado para a maioria dos estrangeiros e em crise que é acompanhada de perto por agências de segurança de todo o mundo, a Venezuela recebeu ontem um avião da Força Aérea da Rússia.

A chegada da aeronave ao Aeroporto Internacional Simon Bolívar, em Maiquetía, ocorreu três meses após um desembarque semelhante que provocou uma guerra retórica entre Washington e Moscou.

Em março, dois aviões foram à Venezuela com oficiais de defesa russos e cem soldados, o que levou os EUA a acusarem a Rússia de uma “escalada imprudente” na situação do país sul-americano.

Em março, outra aeronave da Força Aérea Russa havia desembarcado no aeroporto, que serve à capital venezuelana. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “ordenou” à Rússia que retirasse todas as tropas da Venezuela, enquanto o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que os aviões levavam especialistas que estavam firmando contratos de venda de armas.

Ainda nessa segunda-feira, um destacamento naval russo chegou a Cuba, com uma fragata de guerra, um navio logístico e um rebocador de resgate. Segundo a mídia russa, o destacamento naval deve visitar a Venezuela em breve.