Saúde

Avião que buscará vacinas na Índia tem decolagem atrasada para sábado à noite

Em nota, a pasta disse que o voo foi reprogramado “em algumas horas” devido a questões logísticas internacionais

Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia
Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia

Brasília – O Ministério da Saúde informou que o avião da companhia aérea Azul previsto para decolar ontem em direção à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 só sairá de solo brasileiro na noite desta sexta-feira.

Em nota, a pasta disse que o voo foi reprogramado “em algumas horas” devido a questões logísticas internacionais. Com a reprogramação, a aeronave saiu de Viracopos em direção a Recife ontem à tarde, mas a partida para Mumbai, na Índia, foi adiada para as 23h de hoje.

A volta da aeronave ao Brasil estava marcada para o sábado (16), pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Mas, com a alteração no voo, ainda não há informações sobre a data e hora do retorno da aeronave. “A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a Azul”, diz a nota do Ministério da Saúde.

Ao chegar ao País, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que as doses comecem a ser aplicadas. Essas vacinas são esperadas para o início da vacinação, até então previsto para o dia 19 no Palácio do Planalto e dia 20 nos municípios.