Esportes

Avião da FAB chega em Medellín na madrugada de quarta com apoio

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer informou nesta terça-feira por meio do seu porta-voz que o governo está enviando no fim da tarde de hoje um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Medellín com funcionários da Polícia Federal, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e funcionários do Ministério da Saúde e do Esporte para dar apoio às vítimas do acidente da Chapecoense. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também embarca nesse voo, bem como representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e funcionários da Rede Globo e da Fox. A equipe ajudará as autoridades locais no reconhecimento e liberação das vítimas da tragédia.

Segundo o presidente, a prefeitura de Medellín disponibilizou para o governo brasileiros um espaço no aeroporto da cidade para dar apoio aos familiares das vítimas.

Além do avião da FAB que deverá pousar em Medellín por volta da 1h30 de amanhã, Temer também informou que outras duas aeronaves da FAB estarão de prontidão, com uma equipe de profissionais especializados em resgate, para ajudar no salvamento e traslado dos brasileiros que estavam no avião que caiu na Colômbia. Segundo o porta-voz, Alexandre Parola, o presidente está acompanhando pessoalmente as providências que estão sendo tomadas pelo governo e orientou os ministros a prestarem todo o apoio necessário aos familiares e aos brasileiros hospitalizados naquele país. A equipe de diplomatas em Medellín também foi reforçada.

? O presidente manifesta sua esperança e se une em orações a todos pela recuperação dos sobreviventes hospitalizados. A cada uma das famílias hoje atingidas pela dor, que possam encontrar consolo e superação nesses momentos difíceis ? declarou Temer, via porta-voz.

Temer havia, no fim da manhã de hoje, decretado luto oficial de três dias por conta do acidente.

Na madrugada desta terça-feira, o avião em que viajava o clube de futebol Chapecoense (SC) – que iria disputar nesta quarta-feira a final da Copa Sul-Americana em Medellín, na Colômbia – caiu, deixando mais de 70 mortos. A queda aconteceu na cidade colombiana de La Unión. Na aeronave estavam 72 passageiros e nove tripulantes. O acidente é o maior do mundo envolvendo uma equipe esportiva.

? Aos familiares e amigos, a todos os brasileiros que hoje fomos despertados pela terrível notícia deste acidente aéreo, o presidente Michel Temer reitera seus votos de pesar e de solidariedade_ afirmou o presidente, por meio do porta-voz.

Temer mencionou que além do atletas, havia no voo jornalistas esportivos que cobririam a competição. Por isso também integrarão a comitiva da FAB membros da imprensa.

O Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty pode ser contatado pelos números (61) 2030-8804 e (61) 2030-8803, ou pelo e-mail: [email protected].