Esportes

Avião da Chapecoense se partiu em três ao tentar fazer pouso forçado

O avião CP2933, da companhia LaMia, que transportava o time da chapecoense até Medelliín se partiu em três ao tentar fazer um pouso de emergência. O piloto, atendendo aos padrões, descartando o combustível antes do procedimento, evitando a explosão. A aeronave tinha 17 anos de uso e era britânica.

A Chapecoense iria jogar a final da Copa Sul-americana nesta quarta-feira, em Medellín. A aeronave decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. Três sobreviventes foram confirmados.

Segundo a imprensa local, o avião com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 1h15, horário de Brasília, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

A LaMia faz frequentemente transporte de equipes pela América Latina, e já havia sido usado pelo time catarinense para a partida contra o Junior de Barranquila. O plano inicial da delegação era fretar um voo direto para Medellín, mas teve seu pedido negado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC).

Esse mesmo avião levou a seleção Argentina de Belo Horizonte para Buenos Aires, depois da partida contra o Brasil pelas eliminatórias da Copa, no último dia 10.