Esportes

Avião com Henzel e Alan Ruschel chega a Chapecó

Mais dois sobreviventes da tragédia da Chapecoense chegaram na noite desta terça-feira ao Brasil. Quase 24 horas após o goleiro Jackson Follmann voltar ao país, para tratamento em São Paulo, o avião com o jornalista Rafael Henzel e o lateral Alan Ruschel aterrisou em Chapecó, por volta das 21h30m desta terça-feira.

Follmann está internado no Hospital Albert Einstein, onde passou por cirurgia para fixação da segunda vértebra cervical da coluna. Segundo o boletim médico do hospital, a correção cirúrgica da fratura do processo odontóide (fixação da segunda vértebra cervical) teve duração de 1h30 e terminou às 18h sem intercorrência. O procedimento foi conduzido pelo neurocirurgião Jorge Roberto Pagura e pelo ortopedista Alexandre Sadao Iutaka, com acompanhamento de Marcos André Sonagli, ortopedista da Chapecoense.

A técnica utilizada foi a fixação por via anterior (pela frente) do processo odontóide de correção da luxação das vértebras cervicais 1 e 2. A cirurgia foi realizada numa sala híbrida, especialmente equipada para utilização de recursos tecnológicos, com a utilização de tomografia computadorizada intraoperatória, que serviu para a visualização, em tempo real, da colocação de um parafuso fixador. Foi utilizada também monitorização neurofisiológica, que permitiu o conhecimento das condições funcionais da medula durante procedimento.