Cotidiano

Avenida Epitácio Pessoa começa a ser liberada ao tráfego no sábado

RIO – A Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, vai começar a ser liberada ao tráfego no sábado, devido ao avanço das obras de expansão da Estação General Osório. O canteiro de obras, entre as ruas Vinícius de Moraes e Professor Gastão Bahiana, já está sendo desmontado. No entanto, a via continuará com duas faixas de rolamento bloqueadas para serviços de reurbanização que serão feitos na área. A liberação total da Avenida Epitácio Pessoa está prevista para até o final de julho.

Nesta quinta e sexta, para serviços de fresagem e recapeamento da via, uma faixa das faixas de rolamento será bloqueada temporariamente no sentido Parque do Cantagalo, das 22h às 06h.

De acordo com a assessoria, as obras de expansão da Estação General Osório estão 97% concluídas. As três novas plataformas de embarque e desembarque foram instaladas e o túnel em rocha – ligando Ipanema à Lagoa por dentro do maciço do Cantagalo – está completamente escavado. As três esteiras rolantes em cada sentido já foram instaladas. O Acesso Lagoa terá dois elevadores, duas escadas rolantes e duas fixas, para garantir acessibilidade a todos a partir da primeira semana de agosto.

No último dia 15, o secretário estadual de Transportes do Rio, Rodrigo Vieira, garantiu que as obras da Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema à Barra da Tijuca, estarão prontas para a Olimpíada no dia 1º de agosto.

— Todas as estações estarão disponíveis no dia 1° de agosto para utilização. A única estação que ficará para o final de 2017 é a estação Gávea, que teve o projeto ampliado por conta de uma demanda do licenciamento ambiental, que determinou que a estação tivesse duas plataformas independentes — disse ele na ocasião, apesar de ainda esperar repasse prometido pelo governo federal de R$ 989 milhões ao estado para a conclusão das obras.

Segundo o secretário de Transportes, cerca de 60 mil usuários irão passar diariamente pela estação de São Conrado. Ele disse também que, entre 15 e 20 dias antes da inauguração da Linha 4, os trens entrarão em operação, ainda sem passageiros, para que sejam realizados todos os testes obrigatórios.