Cotidiano

Avaliação aponta rendimento abaixo do esperado em sete cidades da região

Cartilha produzida pela Amop dará suporte para melhorias nas séries iniciais

Cascavel – A última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) revela que 13% dos municípios da região Oeste, ou seja, 7 entre os 51, tiveram desempenho abaixo do projetado para as séries iniciais.

A estimativa inclui locais em que a taxa de rendimento escolar, considerando o número de aprovações e as médias de desempenho em exames aplicados aos alunos de 5º e 9º anos das escolas públicas, não foram satisfatórias ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A prova do Ideb é realizada a cada dois anos para avaliar a qualidade do aprendizado nacional em língua portuguesa, com foco na leitura, e em matemática, na resolução de problemas. O último resultado foi apresentado em 2013.

A Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) desenvolveu um caderno pedagógico que dará suporte a todos os municípios da região no processo de alfabetização. A entrega será oficializada dia 30 de julho, durante evento de lançamento.

“O material é resultado de atendimentos desde 2012 pelo projeto Obeduc, com apoio da Capes/Inep, das experiências na formação dos professores de oito cidades selecionadas e de grupos de estudos específicos para a produção”, explica a coordenadora do departamento de Educação da Amop, Emma Gnoatto.

Os cadernos trazem teorias e práticas pedagógicas por meio de linguagens que possibilitam a compreensão dos educadores sobre o que o currículo escolar pressupõe.

“São conteúdos explorados por meios de encaminhamentos possíveis à prática do educador. A produção foi feita por aqueles que trabalham com anos iniciais e que refletiram sobre as ações necessárias a tais períodos”, complementa Emma.

Desafio

Embora as escolas públicas da região tenham recebido melhorias nas estruturas nos últimos anos, ainda há muito que avançar, sobretudo, na qualificação de professores, dos salários e do trabalho em equipe.

“Dar conta de todos os conhecimentos nos anos iniciais sem ter a formação em todas elas é algo complicado. É necessário ainda, investir em formação continuada, melhorar a relação dos pais com a escola e trabalhar mais em equipe, com corresponsabilidades”, explica a coordenadora de Educação da Amop, Emma Gnoatto.

(Com informações de Romulo Grigoli)